Ocorrências de furtos, roubos e sumiço crescem 15% nesta época do ano. Serviços gratuitos aos consumidores ajudam a evitar fraudes.
O Carnaval é uma ótima oportunidade para viajar e passear com a família, mas também acende um sinal de alerta para os foliões. Segundo levantamento realizado pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), nessa época do ano, o índice de registros de documentos furtados, roubados ou perdidos cresce cerca de 15%.
Os documentos originais podem ser usados por fraudadores para, por exemplo, abrir conta bancária, pedir empréstimo no banco ou criar uma empresa fantasma.
O presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, alerta que o ideal é ter sempre a mão os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar o roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.
Com o objetivo de evitar fraudes, a Boa Vista Serviços e a Serasa Experian oferecem serviço gratuito aos consumidores que tiverem seus documentos perdidos ou roubados. As vítimas podem registrar um alerta nas instituições, cadastrando as informações de cheques e de documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.
“A medida serve para que, em caso de uma possível tentativa de uso indevido do documento, antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, um sinal de alerta seja enviado para impedir a transação”, diz Dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário